Projetos

1982

A Brahma Kumaris iniciou as suas atividades em Portugal a partir de uma delegação vinda do Brasil. O primeiro Centro de Meditação Raja Yoga foi em Benfica e depois mudou-se para Santa Apolónia, onde ficou até 2001. Desde 2001, a sede situa-se no bairro da Ajuda.

1982

1986

A Brahma Kumaris Portugal participou ativamente no Projeto Internacional da Brahma Kumaris “Um Milhão de Minutos pela Paz”, que concedeu à instituição, a nível mundial, a vários prémios “Mensageiro da Paz” das Nações Unidas.

1989

De “Um milhão de Minutos pela Paz” nasceu o Projeto «Cooperação Global para um Mundo Melhor», iniciativa “Mensageira de Paz” dedicada às Nações Unidas.

Devido à participação da Brahma Kumaris Portugal na organização de várias atividades dentro deste âmbito, Lisboa recebeu o título de “CIDADE DA COOPERAÇÃO”, com placa descerrada no Alto do Parque Eduardo Sétimo, pelo então vigente Presidente da Câmara Dr. Nuno Krus Abecassis, e com a presença de BK Jayanti Kirpalani – Diretora Adjunta da Brahma Kumaris Internacional.

1989

1995

Em Setembro, a Brahma Kumaris Portugal realizou um grande espetáculo de entrada livre, no Teatro São Luís, para comemorar o lançamento do novo projeto internacional da Brahma Kumaris: «Compartilhando Valores para um Mundo Melhor», em comemoração do 50º aniversário das Nações Unidas.

Este evento contou com a participação voluntária de artistas como Eunice Muñoz, Rão Kyao, Paulo de Carvalho, Misia, Né Ladeiras, entre outros, que através da arte deram as suas mensagens para um Mundo Melhor. Amália Rodrigues esteve presente e compartilhou a sua mensagem com o público.

1998

Em Agosto, a Brahma Kumaris internacional participou como ONG internacional na Conferência Internacional de Ministros da Juventude, realizada em Lisboa, quando uma delegação, vinda de várias partes da Europa, apresentou o Programa Vivendo Valores.

Em Setembro, a convite da UNESCO, a Brahma Kumaris internacional participou do encontro internacional dos delegados das escolas associadas à UNESCO, realizado no Estoril, onde apresentou o Programa Vivendo Valores.

Em 2004, o Programa Vivendo Valores criou a sua própria organização independente sem fins lucrativos, «Association of Living Values Education International (ALIVE)». A ALIVE foi formada com o objetivo de beneficiar mais educadores, crianças, jovens e comunidades através do envolvimento de uma série de outras organizações, agências, órgãos governamentais, fundações, grupos comunitários e indivíduos.

Ainda em 1998, devido ao amplo trabalho dedicado a várias áreas da comunidade, a Brahma Kumaris Portugal recebeu o diploma de Organização de Utilidade Pública.

1998

1999

Ciclo de conferências em cidades por todo o país e ilhas autónomas:

A partir de 1999, realizou-se um ciclo de atividades e conferências abertos ao público com a cooperação das Câmaras locais e outros locais públicos por todo o país. Citamos algumas localidades e instituições:

As atividades decorreram por vezes consecutivas em: Arruda dos Vinhos, Azambuja, Albufeira, Alportel, Alvito, Alcoutim, Alcobaça, Alenquer, Amora, Almeirim, Alcácer do Sal, Almodôvar, Aljustrel, Beja, Barreiro, Bragança, Cascais, Caldas da Rainha, Carcavelos, Castro Verde, Castelo Branco, Coruche, Elvas, Évora, Estremoz, Estarreja, Espinho, Fátima, Fundão, Golegã, Guarda, Grândola, Guimarães, Lagoa, Leiria, Lagos, Loulé, Lourinhã, Moura, Macedo dos Cavaleiros, Mafra, Monchique, Montijo, Moita, Olhão, Oeiras, Odemira, Odivelas, Portalegre, Peniche, Portimão, Palmela, Pinhal Novo, Pombal, Póvoa Sta. Iria, Quarteira, Rio Maior, São Brás de Alportel, Seixal, Sabugal, Sacavém, Santarém, Santiago do Cacém, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sines, Serpa, Setúbal, Sintra, Tavira, Torres Novas, Tondela, Viseu, Vila Real de Santo António, Vidigueira, Vila Nova de Gaia, Vila Franca de Xira.

Em Beja, o Atelier de Raja Yoga decorreu durante vários anos consecutivos no Centro Cultural de Beja, a convite da Câmara Municipal. Depois de alguns anos mais tarde, a BK abriu uma delegação local.

Foram realizados vários cursos, workshops e entrevistas no Centro Prisional Regional de Faro, Instituto da Juventude Faro, Santa Casa de Misericórdia de Tavira e Loulé, Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, Casas de Cultura de Loulé e Tavira, etc.

No Funchal, Ilha da Madeira, houve uma delegação da Brahma Kumaris a funcionar durante vários anos e até aos dias de hoje decorrem atividades regulares no Funchal e em outras localidades da ilha.

Em diferentes ilhas do arquipélago dos Açores decorreram cursos de meditação, atividades e entrevistas.

Ao longo dos anos, a BK teve delegações permanentes e muitas atividades a decorrer no Barreiro, Coimbra, Évora, Funchal, Seixal e Tavira.

2000

No ano 2000, a Brahma Kumaris Internacional comemorou o «Ano Internacional da Cultura da Paz (AICP)», tendo a organização recebido da UNESCO (responsável pela divulgação do AICP), a nível internacional, o título de organização “Mensageira do Manifesto 2000”, tornando-se uma das organizações oficiais na divulgação do mesmo e na realização de eventos dentro desse espírito.

Destacamos as seguintes atividades organizadas pela Brahma Kumaris Portugal dentro do âmbito do AICP :

  • 8 a 15 de Junho - A “Semana da Paz” aconteceu na cidade de Faro com a realização de várias atividades: Divulgação do Manifesto 2000 e AICP na Rua de Santo António, Pintura para Crianças, Passeio Pedestre no Parque Natural da Ria Formosa com apoio dos Escuteiros Mirins, entre outras.
  • 25 de Junho - “Encontro para a Paz”, evento realizado no Teatro Gil Vicente com o apoio da CMC. Contou com a participação do Exmo. Sr. Vereador da Cultura de Cascais, Dr José Joaquim Letria.
  • 7/8/9 de Julho - Divulgação do AICP e do Manifesto 2000 na 1ª Feira Gastronómica Vegetariana, realizada no Jardim Municipal de Oeiras.
  • 18 de Julho - “Chá para a Paz” evento realizado na residência do Exmo Sr. Embaixador de Cabo Verde que reuniu mais de 70 mulheres profissionais de várias áreas.
  • 23 de Julho - “Crianças por Um Mundo de Paz”, reuniu mais de 400 crianças no Parque do Alto da Serafina para brincar e falar sobre a paz.
  • De 11 a 15 de Outubro - Exposição na Gare do Oriente “Portugal em Solidariedade por um Mundo Melhor” (ênfase nos pontos 3 e 6 do manifesto 2000: Compartilhar a Generosidade e Reinventar a Solidariedade). Durante 5 dias, esta exposição reuniu 15 associações de solidariedade que trabalham para o próximo nas suas mais variadas vertentes.
  • Foram instalados stands sobre o AICP na Feira do Livro – Pq. Eduardo VII, Shopping Center Cascais e em algumas escolas do sul do país.
  • Informação e material sobre o AICP foram enviados para todas as Juntas de Freguesia de Lisboa e arredores.
  • Um projeto de atividades sobre o AICP foi organizado pela Brahma Kumaris no Seixal, com o apoio da Escola nº 1 de Arrentela e a Câmara Municipal do Seixal.
  • Durante mais de um mês, durante o verão, um stand de divulgação do AICP e Manifesto 2000 esteve presente numa das principais ruas da cidade de Tavira.

2000

2001

Em 2001, devido ao extenso trabalho voluntário dedicado à comunidade, a Brahma Kumaris – Academia para um Mundo Melhor recebeu a cedência definitiva de um edifício do Património do Estado para a realização das suas atividades.

2009

A partir de 2009, aconteceram várias formações na área de Saúde e Valores para médicos, enfermeiros e técnicos de saúde com a presença internacional de médicos e enfermeiros internacionais que pertencem à instituição e são praticantes de meditação: Hospital Júlio de Matos, Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, Hospital Santa Cruz, Hospital dos Capuchos, Hospital São José, Escola Superior de Enfermagem de Faro e no Hospital Distrital de Faro; Santa Casa da Misericórdia no Porto, Santa Casa da Misericórdia de Tavira e Loulé, entre outros.

A partir deste mesmo ano, decorreram workshops e aulas no Centro Prisional Regional de Faro.

Ainda em 2009 e nos anos a seguir, a SIC divulgou gratuitamente um Spot Publicitário sobre a instituição.

Foram levados a cabo Cursos de Meditação em Língua gestual.

2009

2012

Em 2012, foi inaugurado o auditório da sede da BK em Lisboa com capacidade para 500 pessoas. Esteve presente Dadi Janki, Presidente da BK Internacional na altura, e BK Jayanti, Diretora Adjunta da BK Internacional.

Durante vários anos, a BK levou a cabo atividades para o ATL crianças, organizado anualmente pela Junta de Freguesia da Ajuda; também facultou atividades para a terceira idade nas instalações em Lisboa e nas Instalações da Junta de Freguesia da Ajuda e, desde 2007 até ao momento, a BK ministra atividades semanais na Universidade Sénior de Oeiras.

Desde 2001, a sede da Brahma Kumaris tem oferecido uma variedade de atividades para o público como Cursos, Workshops, Retiros de um dia, etc.

Recebe anualmente dezenas de alunos da Brahma Kumaris de todas as partes do mundo, que visitam a sede para os seus retiros.

2014

De 2014 a 2020, foram realizadas aulas e workshops semanalmente na Cruz Vermelha Portugal.

2014

2020 até ao momento

Com a pandemia criámos um centro único online com várias atividades administradas por professores de todo o país.

Para informações sobre as atividades disponíveis na sua região, contacte o local mais perto de si.