Quem Somos e o Que Fazemos

Perguntas Frequentes


Quem Somos e o Que Fazemos


Quem é a Brahma Kumaris?

A Brahma Kumaris (BK) foi fundada na Índia, na década de 1930, por Brahma Baba, e cuja Sede espiritual é em Mount Abu, Rajastão. O serviço da Brahma Kumaris no exterior começou em 1971, e neste momento engloba diversos centros a nível mundial, em mais de 110 países e regiões. As estimativas atuais apontam para um milhão de alunos. A BK faculta uma educação espiritual e práticas reflexivas para todas as pessoas, independentemente do seu meio cultural, inspirando-as a viver de acordo com a sua natureza mais elevada, contribuindo assim para um mundo melhor.

Quais são os propósitos e objetivos da Brahma Kumaris?

  • Ter um entendimento mais profundo do propósito e do papel de cada indivíduo numa visão mais ampla da vida.
  • Reafirmar a identidade espiritual, a bondade inata, a dignidade e o valor do ser humano.
  • Encorajar a mudança de consciência, atitude, visão e comportamento no contexto da família humana.
  • Ajudar as pessoas a redescobrir o seu relacionamento pessoal latente com a Fonte de toda a benevolência.
  • Nutrir o espírito de irmandade – independentemente da sua religião, raça, género ou nacionalidade, cada ser humano pode reforçar a sua força interna mais profunda através do seu relacionamento com o Pai eterno, o Divino.
  • Dar apoio na melhoria da condição humana ao permanecer totalmente envolvida na nossa comunidade, oferecendo programas, projetos e iniciativas com essa força interna reavivada.
  • Criar um relacionamento entre os seres humanos e o meio ambiente baseado no princípio da não violência.

Como é que a Brahma Kumaris alcança essas metas?

Através dos seus muitos centros a nível internacional, a Brahma Kumaris oferece cursos de Meditação Raja Yoga e uma variedade de palestras, workshops, cursos de menor duração e programas de desenvolvimento pessoal. Também existem alguns projetos para a comunidade, que servem o propósito das necessidades locais. Tanto internacionalmente como a nível nacional, a Brahma Kumaris também coordena e trabalha em parcerias numa diversidade de projetos, que oferecem às pessoas a oportunidade de participarem em atividades de interesse social e humanitário.

O que oferece a Brahma Kumaris à comunidade local?

A Brahma Kumaris desempenha um papel muito significativo na comunidade local. Facultamos seminários, cursos e workshops sobre meditação, desenvolvimento pessoal e novas formas de trabalhar em conjunto com a comunidade. Os cursos variam de acordo com o país, a cultura e as facilidades do local. Saiba mais sobre os nossos cursos no local mais perto de si.
 
Estes cursos são ministrados em centros comunitários, prisões, hospitais, lares de idosos, centros de reabilitação para toxicodependentes, escolas e empresas locais, e têm como base a espiritualidade prática e aplicada, com o intuito de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida. O seu conteúdo baseia-se nos ensinamentos da Brahma Kumaris. Deste modo, as pessoas aprofundam o conhecimento sobre si mesmas, exploram e experimentam as suas capacidades espirituais, o que leva a uma maior facilidade nos relacionamentos e mais realização nas suas vidas.
 
Para além da Meditação Raja Yoga, oferecemos outros cursos:
 
  • Superar a raiva e resolver conflitos – entender as principais causas e as formas subtis da raiva, o seu efeito no nosso bem-estar e como é que podemos usar a nossa energia de uma forma mais produtiva.
  • Pensamento Positivo – perceber como é que o pensamento atua nas nossas perceções, propósito e ações, e como é que podemos recuperar a nossa autenticidade, liberdade e autossoberania.
  • Autoestima – como reconstruir os traços de personalidade que contribuem para o autorrespeito e para o seu próprio valor.
  • Como Viver sem Stress – como entender, reconhecer e gerir os diferentes graus de stress, de preocupação e de tensão, e aprender formas fáceis e simples de minimizá-los ao mudar o seu estilo de vida.
 
Mais informações adicionais:
 
  • A espiritualidade e as mulheres
  • A espiritualidade e os homens
  • Meio Ambiente
  • Liderança
  • Jovens
 
Existem outras áreas de atividade que englobam a educação, a saúde, a interfé e as prisões.
Também há centros de retiros residenciais, onde as pessoas e os grupos profissionais podem desfrutar de uma atmosfera de apoio e sustento, podendo assim aprofundar a meditação e as bases espirituais a nível pessoal, familiar e profissional na sua vida.