Iniciativas Globais e Parcerias em que a Brahma Kumaris está integrada

Perguntas Frequentes


Iniciativas Globais e Parcerias em que a Brahma Kumaris está integrada

 

A Brahma Kumaris está envolvida com várias parcerias, com base na partilha de propósitos e princípios. As parcerias incluem:
 
  • Agricultura Yogic. Projeto em curso no Gujarat, Índia, para ensinar os agricultores a criar um estado mental mais pacífico e cheio de amor, enquanto trabalham nas suas colheitas, e que está a mostrar resultados bastante notáveis. A pesquisa inicial feita pela Universidade Agrícola SD (Gujarat) menciona que o rendimento das culturas e o conteúdo mineral pode ser aumentado através de uma percentagem significativa. Como é gerido pela parte rural da Brahma Kumaris, não há nenhum custo para os agricultores ou para o ambiente. Outros dos benefícios relatados são as melhorias no bem-estar dos agricultores e resiliência emocional. Leia mais...
  • Imagens e Vozes de Esperança - A Mídia como Agente no Benefício do Mundo. Missão: a mudança positiva significa focar-se no mundo em que queremos viver, não apenas em resolver os problemas do mundo que temos. Não se trata de encobrir as verdades; trata-se de ampliar o melhor da natureza humana e, sempre que possível, que uma luz ilumine os passos que podemos dar para o futuro que queremos. Leia mais...
  • O Fórum do Espírito da Humanidade: Restabelecer o Ritmo em Direção ao Valores Humanos Principais. Uma nova estrutura global de organizações, comunidades e indivíduos, que se comprometem a trazer a mudança na parte governamental e de tomada de decisão, com base nos principais valores humanos. O Fórum cria um espaço seguro para aprofundar os encontros, a pesquisa e o diálogo entre os líderes, descobrindo-se assim novas maneiras de seguir em frente. Leia mais...
  • Hospital Global e Centro de Pesquisa, Mount Abu, Rajastão, India. Em 1989, um cirurgião especialista em cancro de cabeça e pescoço, Dr. Ashok Mehta, de Mumbai, visitou a Sede Espiritual da Brahma Kumaris em Mount Abu. A sua experiência positiva levou-o a pensar que a Brahma Kumaris era um grupo de pessoas com espírito aberto, com quem ele pudesse trabalhar, em parceria, para implementar a sua visão de um hospital modelo cujo foco seria a saúde holística. O projeto foi adotado, respectivamente, por Khuba e GulabWatumull em Mumbai e no Hawaii (EUA), e foi nomeado J Watumull Global Hospital & Research Centre, em memória do seu pai.
  • Fundação Janki para os Cuidados de Saúde Globais. É uma instituição de caridade no Reino Unido, que engloba a espiritualidade nos cuidados de saúde. Apoia os profissionais de saúde através do diálogo e da formação baseada em valores, e contribui para o bem-estar geral através de livros inspiradores, CDs e palestras. Também dá apoio financeiro regular ao Hospital Global e Centro de Pesquisa em Mount Abu, na Índia, que foi o pioneiro no modelo de cuidados de saúde, combinando a tecnologia médica moderna com a espiritualidade e a medicina complementar. Dadi Janki é a presidente da Fundação Janki.
  • Fundação Ponto de Vida. Instituição sem fins lucrativos nos EUA, estabelecida para servir a comunidade global. Baseia-se na visão de um modelo espiritual de cuidados de saúde, com foco no bem-estar do indivíduo como um todo. Destina-se a integrar uma abordagem centrada na pessoa, dentro dos paradigmas existentes na área da saúde; informando as pessoas sobre questões relevantes com o holístico, com ênfase na abordagem espiritual para a saúde, cuidar, cura, cuidados pessoais, e educação em saúde.
    A Fundação Ponto de Vida trabalha em parceria com a Brahma Kumaris em duas áreas principais:
    • iniciativas educacionais a nível local, para os profissionais de saúde e para o público no âmbito de “Esperança nos Cuidados de Saúde”.
    • a nível global, para apoiar o trabalho do Hospital Global & Centro de Pesquisa J Watumull (Mount Abu, Índia) e projetos similares, facilitando a doação de recursos físicos e voluntariado de serviços profissionais.
 
As Iniciativas Globais da Brahma Kumaris são oriundas das mentes criativas dos indivíduos que integram o seu crescimento espiritual, a nível pessoal, com o trabalho que fazem no mundo. Aplicando a hélice dupla do lado espiritual com o temporal, as questões globais são alguns dos tópicos explorados que chegam dessa forma à população em geral, com base na sua sabedoria coletiva e amplo discernimento. Os cursos, as atividades, os programas e as iniciativas são elaborados para ajudar na vida quotidiana. Estas iniciativas abrangem um amplo contexto cultural, e incluem:
 
  • O Apelo do Tempo (The Call-of-the-Time Dialogue Series - COTT) – facilitado por BK Jayanti Kirpalani, Diretora da Brahma Kumaris no Reino Unido, e Peter Senge, Professor Sénior no MIT, EUA. Os líderes de todas as culturas, religiões e raças reúnem-se com honra, respeito e valorização pelo valor intrínseco de cada um dos indivíduos presentes. Juntos, exploram o terreno onde há o encontro daquilo que é pessoal com o coletivo. Eles estão convencidos de que tais pesquisas irão ser vitais para as grandes questões que surgem diante do mundo.
  • O Futuro do Poder (The Future of Power) – é uma série de diálogos exclusivos que explora os próximos passos nas “mudanças de poder" e do seu impacto sobre a liderança no século XXI. Iniciado por Dadi Janki, Diretora Administrativa da Brahma Kumaris, e Nizar Juma, um empresário e industrial de Nairobi. Os diálogos têm sido bem-sucedidos, pois proporcionam aos participantes uma oportunidade para se retirarem por um tempo e refletirem sobre o significado mais profundo do poder nas suas vidas.
  • Retiros “Escolhe, Muda e Sê” (Choose, Change and Become Retreats) – são realizados anualmente por diversos locais no mundo inteiro. O objetivo é reunir jovens adultos com uma mentalidade mais aberta, para poderem explorar novas formas encorajadoras de trabalhar, de criarem algo inovador no modo como vêem as coisas e formas positivas de ser; estes retiros são também direcionados para as experiências considerando uma nova abordagem em relação à mudança, uma abordagem de dentro para fora, com base no entendimento da ligação profunda entre os nossos mundos interno e externo. O processo do retiro inclui uma mistura criativa de reflexão, diálogo, participação ativa, meditação e jogos, através dos quais os jovens são capazes de desenvolver uma rota pessoal para expressar o seu potencial.
  • As Quatro Faces da Mulher – ajuda as mulheres a equilibrar a sua vida pessoal, familiar e profissional, e a examinar o significado mais profundo das características femininas e do seu papel na restauração da humanidade para o seu estado original de autenticidade e harmonia.
  • Iniciativa Estar com o Único – face à velocidade atual a que o mundo se transforma e à instabilidade que se vive em muitos locais do mundo, bem como ao sofrimento de milhões de pessoas, talvez haja uma outra maneira de podermos ajudar. Como seres espirituais, todos nós compartilhamos a mesma Fonte de luz e poder espiritual. Muitos de nós já percebemos que podemos elevar as nossas consciências de uma forma gentil, conectar-nos com a Fonte e servir como instrumentos do Único, levando essa luz de cura, amor e poder ao mundo. É um exercício subtil com o qual podemos ser úteis para levar aos outros poder e força. Durante este processo, também podemos aumentar a nossa capacidade de enfrentar os desafios diários. Seja qual for o nome que demos ao Único, e com o qual nos relacionamos, convidamo-lo a juntar-se a nós, anualmente, na Iniciativa “Estar com o Único”, entre 21 de Setembro (Dia Internacional da Paz da ONU) e 2 de Outubro (Dia Internacional das Nações Unidas da Não Violência).
  • just-a-minute – é uma iniciativa que foi criada para marcar o 70º aniversário da Brahma Kumaris. Em todo o mundo, cada vez mais pessoas estão a perceber quais os benefícios da meditação, em pequenos intervalos durante o dia. Estas pausas, nas nossas vidas tão ocupadas, e muitas vezes desafiadoras, ajudam-nos a experimentar paz e bem-estar, independentemente do que esteja a acontecer à nossa volta. Todas as pessoas podem praticar estas pausas de um minuto, onde e quando quiserem. O site just-a-minute oferece ferramentas fáceis e dicas comprovadas sobre como pode começar.
  • Cultura da Paz e Não Violência – é um compromisso com a consolidação da paz, mediação, prevenção e resolução de conflitos, educação para a paz, educação para a não violência, tolerância, aceitação, respeito mútuo, diálogo intercultural e interreligioso e reconciliação. A Brahma Kumaris participou na década de 2000-2010 promovendo o Manifesto e recolhendo milhares de assinaturas, na forma de promessas.
  • Partilhando os nossos Valores para o Mundo Melhor - foi um ano inteiro com o projeto que começou em Setembro de 1994 e continuou até Outubro de 1995, e culminou numa celebração em homenagem à UN50. Ao longo do ano, todas as atividades organizadas pelos centros da Brahma Kumaris foram feitas com base em 12 valores - Cooperação, Liberdade, Felicidade, Honestidade, Humildade, Amor, Paz, Respeito, Responsabilidade, Simplicidade, Tolerância e União.
  • Cooperação Global para um Mundo Melhor – a Iniciativa Mensageiro da Paz das Nações Unidas, questionou as pessoas, usando palavras e imagens, com a seguinte pergunta: "Qual é a sua visão para um mundo melhor?" Recolheram-se várias aspirações, esperanças e visões, de diversas pessoas, de mais de 120 países. A Declaração da Visão Global foi resumida de acordo com as contribuições dadas. A Publicação da Mensagem da Paz, Visões para um Mundo Melhor, foi publicada, caracterizando a grande expressão de cor e criatividade criada pelo Projeto.
  • Apelo a Um Milhão de Minutos de Paz - foi dedicado ao Ano Internacional da Paz da ONU. Este apelo solicitou às pessoas para dedicarem algum tempo à meditação, ao pensamento positivo ou a orações pela paz, e alcançou 88 países, recolhendo 1.231.975.713 minutos de paz; o total foi igualado a cerca de 2.344 anos de paz! A Brahma Kumaris foi galardoada pelo Secretário-Geral da ONU com sete prémios Mensageiro Internacional da Paz a nível nacional, e um a nível internacional, pela sua contribuição nesse Ano.