Internacional

Sobre a Brahma Kumaris

 

Introdução

A Brahma Kumaris é uma comunidade espiritual mundial, dedicada à transformação pessoal e à renovação do mundo. Sendo fundada na Índia em 1937, a Brahma Kumaris está presente em mais de 110 países em todos os continentes, e o seu impacto tem-se feito sentir em vários setores, sobretudo como uma ONG (Organização Não Governamental) internacional. No entanto, o seu verdadeiro compromisso é ajudar as pessoas a transformar a sua perspetiva material do mundo, numa abordagem mais espiritual, abraçando assim o trabalho de uma profunda consciência de paz coletiva e a dignidade individual de cada alma.
 

Coordenação Internacional

A sede espiritual da Brahma Kumaris é em Mount Abu, na Índia. Ao nível de cada país, as atividades são geralmente coordenadas pelas pessoas locais, de acordo com os princípios espirituais da Brahma Kumaris e com as leis de cada país. As atividades de interesse internacional são coordenadas por regiões, com sedes em Londres, Moscovo, Nairóbi, Nova York e Sydney.
 

O papel das mulheres como líderes espirituais

 
introduction role of women
A Brahma Kumaris é a maior organização espiritual do mundo liderada por mulheres. Prajapita Brahma Baba, o fundador, decidiu atribuir a liderança às mulheres logo desde o início, o que posicionou a Brahma Kumaris num lugar à parte, nas diversas religiões e organizações espirituais de todo o mundo. Durante mais de 80 anos, a sua liderança tem-se caracterizado por uma coragem firme, pela capacidade de perdoar e de um profundo comprometimento com a unidade.
 
Embora sejam as mulheres que detêm as posições administrativas de topo, estas têm tido sempre a preocupação de que todas as decisões sejam tomadas em parceria com os homens. É uma parceria e um modelo de chefia de consenso exemplares, baseado no respeito, na igualdade e na humildade. Desta maneira, tornou-se um exemplo de uma jurisdição bem-sucedida e harmoniosa.

Nós, os estudantes da Brahma Kumaris

 
the students
Somos pessoas de todas as idades com as mais variadas origens sociais e culturais. Estudamos um conhecimento espiritual que nutre o maior respeito por todos os tipos de fé, que explica de uma forma coerente a natureza da alma, a natureza de Deus, o tempo e o karma, e que convida a um estilo de vida espiritual.
 
Nós praticamos e ensinamos a meditação Raja Yoga, que ajuda a relaxar a mente e permite um equilíbrio saudável entre o nosso mundo interior e o mundo exterior. Através de diversas atividades sociais e parcerias, promovemos uma compreensão espiritual, uma liderança baseada na integridade e ações elevadas, com o objetivo de criar um mundo melhor.

O que oferecemos?

Oferecemos um modelo prático baseado em experiências enriquecedoras que podem mudar continuamente a nossa vida. Ao analisar e descobrir a questão mais importante de todas - “Quem sou eu?”, desenvolvemos a auto-mestria que nos permite tomar as rédeas da nossa própria vida. O ‘jogo da culpa’ termina, e uma consciência profunda e espiritual vai abrindo, gradualmente, a gaiola das nossas ilusões. Tornamo-nos novamente responsáveis por criar a nossa própria vida e o presente torna-se então um verdadeiro “presente”, uma dádiva.
 
Conseguimos alcançar tudo isto ao nos tornarmos experientes em quatro aspetos principais neste estudo:
 

O estudo do conhecimento espiritual 

 
experience we offer1
* As verdades universais em relação à natureza da alma, Deus e a repercussão de um relacionamento muito próximo entre os dois, criam o contexto para o nosso empenho espiritual. Este entendimento ajuda-nos a gerir o fluxo contínuo das experiências a que chamamos de vida.
 
 

A prática da meditação Raja Yoga 

 
experience we offer2
* De uma forma progressiva, começamos a focar-nos cada vez mais na nossa profunda força interior e no nosso potencial, que vão desabrochando e desenvolvendo. Ao pensarmos menos e de uma forma mais elevada, começamos a sentir e a entender a nossa própria grandeza.
* Neste tipo de meditação, apercebemo-nos como o silêncio interno é o verdadeiro portão para o contentamento. O silêncio leva-nos a um mundo de serenidade, como se pressionássemos temporariamente o botão de pausa no filme da nossa vida. Ajuda-nos a gerir o tempo. Quanto mais tempo dedico ao silêncio, mais o silêncio me proporcionará mais tempo.
 
 

A assimilação consciente das virtudes

 
experience we offer3
* Através da assimilação das virtudes, aprendemos que a verdadeira espiritualidade consiste em ser capaz de pô-las na prática, nas mais diversas circunstâncias; isto aumenta o nosso autorrespeito.
* Aprendemos a gerir e a entender a energia do amor – em dar, não em querer receber...
* De uma forma natural, concentramo-nos mais nas nossas próprias virtudes e nas dos outros, do que nos defeitos. E desta forma, os relacionamentos podem finalmente curar-se.
 
 

Servindo os outros de uma forma espiritual

 
experience we offer4
* O resultado natural do entendimento das verdades espirituais, da prática da meditação Raja Yoga e da assimilação das virtudes, é desejar poder ser útil aos outros. Servir os outros é a nossa maior aspiração, pois isso traz-nos um novo sentido ao nosso propósito.
* Servir os outros espiritualmente é ajudá-los a manterem-se erguidos por si mesmos e a tomar as suas próprias decisões. O que significa dar aos outros a capacidade para que eles também entendam que o amor, a paz e a felicidade são os verdadeiros tesouros que possuem internamente e que podem utilizá-los na criação do seu mundo interior e exterior.

A História da Brahma Kumaris

 

Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris

 
the brahma kumaris story maduban
Mount Abu, situa-se no alto das montanhas Aravali do Rajastão, o que naquele momento oferecia uma localização ideal para a reflexão e contemplação, para o grupo inicial que tinha vindo de Karachi em 1950. Depois de viverem alguns anos num edifício alugado, a comunidade mudou-se finalmente para as instalações atuais, que é conhecida como Prajapita Brahma Kumaris Ishwariya Vishwa Vidyalaya (Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris). A sede espiritual da Brahma Kumaris em Mount Abu é chamada de Madhuban (‘A Floresta do Mel’).
 
 

Um começo modesto

 
the brahma kumaris story humble beginning
A Brahma Kumaris foi fundada por Dada Lekhraj Kripalani, um comerciante indiano reformado, em 1937 em Hyderabad, no Paquistão. O seu nome espiritual era Prajapita Brahma, mas ficou conhecido de forma carinhosa por Brahma Baba. Depois de ter passado por uma série de visões em 1936, ele sentiu o apelo de criar uma escola, onde se pudesse ensinar os princípios e a prática de uma vida virtuosa e meditativa. O nome original da escola era ‘Om Mandali’ e era formada por um pequeno grupo de homens, mulheres e crianças, cuja maioria decidiu viver juntos como uma comunidade.
 
 
the brahma kumaris story humble beginning1
Apesar da incrível turbulência social que então se vivia naquela época, devido à pré-partição da Índia, estas pessoas decidiram juntar-se, inicialmente em Hyderabad e depois em Karachi, para onde se mudaram um ano mais tarde. Com o tempo, foi-se aprofundando um conhecimento simples e claro sobre a natureza da alma, de Deus e do tempo. Em 1950 (dois anos após a independência), o grupo mudou-se para a sua localização atual em Mount Abu, na Índia. Até então, este grupo, de cerca de 400 pessoas, viveu como uma comunidade autossuficiente, dedicando o seu tempo a um intenso estudo espiritual, meditação e autotransformação.
 
 

Brahma Baba, o fundador 

Quem era? 

 
the brahma kumaris story brahma baba
Brahma Baba, de nome Lekhraj Kripalani, nasceu em 1880 numa família humilde. O seu pai era professor primário numa escola da aldeia, e Lekhraj foi criado dentro das disciplinas da tradição Hindu. Depois de ter tido vários empregos, entrou no negócio da joalharia, acabando por economizar uma fortuna considerável como negociante de diamantes. Foi pai de cinco filhos e tornou-se uma pessoa respeitada dentro da sua comunidade local, onde era especialmente considerado pela sua filantropia. Em 1936, com a idade em que a maior parte das pessoas começa a fazer planos para a sua reforma, na realidade, ele entrou na fase mais ativa e fascinante da sua vida. Depois de uma série de experiências espirituais profundas e visões, ele sentiu um impulso extremamente forte para deixar o seu negócio e dedicar o seu tempo, energia e riqueza a estabelecer as fundações daquilo que se tornaria mais tarde a Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris. Entre 1937 e 1938, criou um Comité Administrativo de oito jovens mulheres e entregou-lhes todos os seus bens, criando uma gestão em regime de Tutela que elas próprias administravam.
 
the brahma kumaris story brahma baba1
Depois de ter orientado a criação de muitos centros da Brahma Kumaris, por toda a Índia, faleceu em Janeiro de 1969. A Torre da Paz, no campus de Madhuban, é um tributo ao espírito invencível deste ser humano comum, que atingiu um estatuto de grandeza ao aceitar o desafio das verdades mais profundas da vida.
 
 

O legado de Brahma Baba

 
the brahma kumaris story brahma baba legacy
Muitos anos já se passaram desde aquela série de visões que Brahma Baba teve em 1936. O estilo de vida revolucionário que iniciou, foi uma fonte de inspiração para milhões de pessoas por todo o mundo, dando-lhes poder e esperança para o futuro. Os ensinamentos práticos que Brahma Baba ensinou, desafiaram o teste do tempo. As jovens mulheres que ele colocou na frente, agora na casa dos oitenta e noventa anos, tornaram-se faróis de amor, paz e sabedoria.
 
 
 

Líderes atuais

 
Dadi Janki
 
Dadi janki portrait 1 taken Oct 2007 small
Nasceu em 1916 e é a Diretora Administrativa da Brahma Kumaris. Com uma convicção inquebrável, recusa-se a criar limites para si própria, mantendo-se ao serviço dos outros de forma incansável. Ela entrou neste conhecimento em 1937, e em 1974 estabeleceu-se em Londres, onde viveu durante 40 anos. Tem inspirado muitas pessoas de todas as culturas e profissões, a viver uma vida de acordo com um propósito mais elevado, contribuindo para a criação de um mundo melhor. Ela é profunda e perspicaz, uma verdadeira jóia, digna de ser ouvida e vista.
 
 
Dadi Hirdaya Mohini
 
Dadi Gulzar 2
É a Diretora Administrativa Adjunta da Brahma Kumaris. O seu nome significa ‘aquela que atrai o coração’, o que evidencia, de uma forma clara, a sua maneira de ser. Conhecida entre todos como Gulzar (jardim de rosas) é um dos membros originais do internato, criado em 1937 por Brahma Baba. O seu trabalho de longos anos, concentrado no estudo e na prática dos princípios espirituais, tornou-a um exemplo vivo de virtudes. Simples, silenciosa e profunda, tem sido também uma grande inspiração para milhões de pessoas em todo o mundo.
 
 
Dadi Ratan Mohini
 
Dadi Ratan Mohini
É a Diretora Administrativa Associada da Brahma Kumaris e um dos seus membros fundadores, que reside na Sede. As bases da sua vida atual foram criadas logo desde a infância, nos primeiros tempos da Brahma Kumaris. Vive de acordo com o seu nome, ‘a jóia mais maravilhosa’, mostrando-se sempre leve e livre de tensões. Dedicada e franca, focou a sua atenção na criação e no desenvolvimento de programas para professores por toda a Índia; servindo ao mesmo tempo como um recurso espiritual, para o grupo dos jovens que é responsável pelo crescimento e desenvolvimento pessoal da juventude. Presentemente na casa dos oitenta, mantém-se viva e jovem de coração.

ONU

A Brahma Kumaris, com a sua sede espiritual em Mount Abu, na Índia, é composta por vários centros a nível mundial, em mais de 110 países; é uma organização internacional não governamental (ONG) das Nações Unidas, com um Estatuto Consultivo Geral para o Conselho Económico e Social - (ECOSOC).
 
Possui ainda:
 
* Estatuto de Associado no Departamento de Informação Pública da ONU (DPI);
 
* Estatuto Consultivo no Fundo das Nações Unidas para as Crianças (UNICEF);
 
* Estatuto de Observador na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP)
 
E é também:
 
* Uma Organização Observadora na Convenção das Nações Unidas para a Mudança Climática (UNFCCC);
 
* Um Membro Representativo para a Educação da População Rural (ERP) e na Organização da Alimentação e Agricultura (FAO).
 
Promovendo o propósito e os princípios das Nações Unidas, a Brahma Kumaris tem aplicado a sua trajetória espiritual de tomada de consciência, de atitude, de visão e ação, em diversas áreas - ‘Objetivos de Desenvolvimento para o Milénio’, ‘Mudança Climática’, ‘Crise Alimentar’, ‘Igualdade de Género’, ‘Saúde Pública Mundial’, ‘Emergências Humanitárias’, ‘Direitos Humanos’, ’Mulheres’, ‘Crianças’, ‘Juventude’, ‘Décadas e Dias Internacionais’.
 
Leia mais acerca das nossas atividades no âmbito da ONU.

FAQs