História e Liderança

Perguntas Frequentes


História e Liderança


Onde e quando é que foi fundada a Brahma Kumaris?

A Brahma Kumaris foi fundada nos anos de 1930, em Hyderabad, Sindh (atualmente é uma parte do Paquistão, mas naquele tempo pertencia à Índia colonial). O fundador, Brahma Baba, formalmente conhecido por Dada Lekhraj Kripalani, anteviu a ocorrência de grandes transformações no mundo através de uma série de visões. Em 1937, ele formou um comité de oito jovens mulheres e criou um grupo informal, que ao se desenvolver tornou-se no que é hoje a Brahma Kumaris.

Qual é a história do fundador da Brahma Kumaris?

Dada Lekhraj era um joalheiro muito respeitado e bem sucedido. Em 1936, com a idade de 60 anos, no momento em que a maioria das pessoas planeia a reforma, na realidade ele entrou na fase mais ativa e fascinante da sua vida. Depois de uma série de visões e experiências profundas e espirituais, ele sentiu um grande puxão para terminar os seus negócios, dedicando então o seu tempo, energia e riqueza para criar a fundação do que seria mais tarde a Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris.
 
Desta forma ele ficou conhecido como Brahma Baba. Passou o resto da sua vida reunindo pessoas de todas as origens culturais, socioeconómicas e religiosas, para que juntas redescobrissem e desenvolvessem a dimensão espiritual das suas vidas pessoais e a integrassem no seu mundo. Brahma Baba referia que o seu papel era o de um simples instrumento e não o de um guru. Ele reconheceu Deus, o Ser de Luz, o Ser Benevolente, como a principal fonte de inspiração para o trabalho da Brahma Kumaris. Em Maio de 1950, mudou-se juntamente com os outros membros fundadores, de Karachi, no Paquistão, para Mt. Abu, na Índia, onde permaneceu até ao seu falecimento, em 1969.